AMANHECER...

Por mais que o medo e a insegurança me sufoque,nos braços dos Orixas,eu vejo meu sempre novo,e cada vez melhor ,amanhecer!

sexta-feira, 25 de março de 2011

O ASSENTAMENTO DO CIGANO NO ILE SETE PEDRAS

      Como eu anteriormente ja tinha postado,dentro do ile sete pedras os ciganos são cultuados dentro da linha de umbanda,trabalhando junto com os caboclos e fazendo a ligação dos mesmos com os exus.Mas essa desenvoltura entre as linhas de umbanda e exu ,faz com que os ciganos muitas vazes sejam confundidos com os exus ciganos do ile pelos frequentadores.
  Não os culpo,pois por esse mundo a fora ,são poucos os iles que diferem exus ciganos de ciganos do oriente,as vezes aprontando e ensinando seus filhos da casa a cultuar cigano como se fosse um só para com os exus.Mas como já postei anteriormente,não estou aqui para julgar e afirmar nada sobre fundamento ,mas sim para passar um pouco do meu ensinamento aos meus filhos e amigos.
  Dentro do ile ,quando a manifestação de alguma entidade cigana em algum fillho do ile,após confirmação do nome de apresentação da mesma(lembrando que cigano tem varios nomes e nem sempre o primeiro nome dado pela a entidade ou pelo lider do clã é o verdadeiro nome da mesma),começa um trabalho de doutrina e preparação de assentamento da mesma,se assim for nescessário,pois devems lembrar que muitos ciganos ,por serem espiritos livres,não nessecitam de assentamento para trabalhar ,pois eles afirman que se assento esta na natureza,e pedem para serem "assentados" ,somente quando o médium realiza a abertura do seu ile,ou quando  mesmo faz uma obrigação maior para seu exu,fazendo deste mesmo , uma espécie de "equelibrante de energia" para o médium.
   O ritual de assentamento é muito simples,mas contem grande valor e magia,pois essa linha é muito cheia de mistérios e encantos,pois apesar de muitos não entenderem ,os ciganos são um povo cheio de segredos,e dentro do umbanda esses segredos ganham mais força e energia.Depois do médium ter comprado a sua imagem ou cristal (pois alguns ciganos são assentados no cristal para intencificar sua ligação com a natureza,dispensando assim o uso de imagem de gesso ou rezina), o mesmo deve ser devidamente higenizado com agua corrente para tirar qualquer vestigio de poeira material;logo após devemos preparar um amieró(ervas masceradas em água limpa) e lavarmos o assento para tirar qualquer vestigio de sugeira espiritual do mesmo,lembrando que apartir da lavagem com amieró,já estamos iniciando um ritual de assentamento,por isso já devemos estar devidamente uniformizados e concentrado para o mesmo;cantando o ponto do cigano que esta em obrigação ,após ter lavado o assento com ervas,colocamos a imagem numa vasilha de louça ,vidro ou uma bacia usada em obrigação religiosa sem sangue,derramamos o bebida da entidade(vinho,coquitel,etc...), depositamos sobre a imagem um pouco de mel ,cobrimos com flores e perfume da escolha da entidade ou conforme a bandeira do ile.
   Eu particularmente costumo derramar por cima dos assentos dos ciganos "Pó de Ouro"(criação e segredo do ile)para aumentar o axé de dinheiro,mas já vi muita gente derramar purpúrina em cima dos assentos,pois o importante é dar certo né?!A imagem ou cristal deve permanecer na vazilha por três dias, logo após devemos alivia-la com àgua mineral sem gás(ou agua do poço arteziano) com perfume,e realizar o cruzamento de pemba na mesma(se preferir é bom utilizar para cigano pemba roza,azul ,amarelo,verda ou vermelha,dependendo da irradiação do mesmo.Dois pontos eu queria resaltar,primeiro que durante o cruzamento é comum a manifestação mediúnica do cigano que esta recebendo aquele ritual,segundo que toda a obrigação deve ser iluminada com uma vela de sete dias branca(para Santa Sara,rainha dos ciganos e outra da cor do cigano que esta sendo assentado,sendo essa da cor de sua escolha .
   Como ofernda eu aconcelho arriar uma bandeija bem farta de frutas e doces para todos os ciganos da casa pois cigano é muito familia e nem sempre gosta de ganhar oferendas só,mas sim sempre com todos de seu clã,reforçando assim a teoria que cigano numca anda só,mas sim com sua caravana espiritual.

foto do assentamento de alguns ciganos no ile,reparem ao fundo da mesa varios ciganos sendo energizados(assentados)em vazilhasde louça  com suas oferendas a frente
                                                                                         (continua)                                        

4 comentários:

  1. Ori meu povo lindo da estrela azul. Salve cigano Vladimir e cigano Demetrius. Que a luz de Santa Sara ilumine sempre nossos caminhos e a estrela do oriente guie nossos passos.

    ResponderExcluir
  2. Podemos fazer em nossa casa? Sou abian de Angola, já fui em vários jogos e todos, sem exceção, me perguntaram da minha cigana antes de perguntar de qq exu. Que eu tenha consciência nunca incorporei uma cigana ou cigano mas sinto uma energia muito forte quando cantam para ela.

    ResponderExcluir
  3. Salve santa Sara nossa mãe, salve Don José meu guia, que a magia das cores e as essências das frutas sejam levadas pelos ventos aos confins da terra levando equilíbrio emocional a toda criatura que leia essa mensagem para que tenha fé e coragem para
    enfrentar às dificuldade da vida.

    ResponderExcluir