AMANHECER...

Por mais que o medo e a insegurança me sufoque,nos braços dos Orixas,eu vejo meu sempre novo,e cada vez melhor ,amanhecer!

quinta-feira, 3 de março de 2011

INICIADOS(part2)

                                    OBRIGAÇÃO DE AMIERÓ
   Muitos iles desconhecem,ou com a "modernização religiosa",estão esquecendo essa etapa da iniciação africana.Minha bacia religiosa pouco usava essa iniciação,mas tinhamos ciência de que ela existia,essa obrigação consiste em lavar a cabeça do iniciado com as respctivas ervas do seu orixa.Ele(o iniciado) tirava um descanço(Chão,no linguajar popular) de vinte e quatro horas,ali dentro do salão,ele ficaria em retiro com seus orixas para reconhecimento dos mesmos.Arriaria-se uma oferenda(Axé) para o orixa dono da casa e outra para o orixa do iniciado.
   Sabendo-se que antes de efetuar a lavação,o Babalao deve limpar(descarregar) o iniciado,para que o mesmo esteja devidamente em harmonia com o mundo espiritual.Não se deve simplismente lavar o iniciado com o Amieró,o baba(pai ou mãe de santo) já deve saber qual o orixa do iniciado,pois desde o momento que o mesmo fazer esse ritual ,ele já será reconhecido pelos orixas do ile como filho do mesmo.
   Uma obrigação de Amieró (pelo menos para min) é muito séria,por exemplo,se durante o Serão(matança ou corte como assim se conhece)um orixa se manifesta num individuo,que não possui nenhum batizado africano,e o mesmo é filho do ile(somente de umbanda ou demais linhas),o baba deve efetuar a obrigação de Amieró,pelo menos para o orixa não "responder" num eledá(cabeça) cru.Claro que isso ocorre num caso de emergencia,por exemplo,e o orixa deve ser verdadeiro ao menos aos olhos do baba!
   
   Obs:Não colocarei como se procede o ritual,nem como se arruma o ori do iniciado em respeito a todos os pais e mães de santo,pois este blog ñ é para afirmar nem julgar nenhum fundamento,e muitas pessoas podem ter uma má impresão minha,e eu só quero esclarecer fundamentos da"minha bacia"religiosa e ñ ensinar fundamento para quem já sabe!um bom axé de xango meus amigos!!!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário