AMANHECER...

Por mais que o medo e a insegurança me sufoque,nos braços dos Orixas,eu vejo meu sempre novo,e cada vez melhor ,amanhecer!

quinta-feira, 3 de março de 2011

INICIAÇÃO(Part3)

                                      ARIBIBÓ - A INICIAÇÃO DE POMBOS
   O Aribibó é tido como a primeira obrigação com axoro(sangue) dentro da nação dos orixas,um Aribibó  nada mais é que o sacrificio de um casal de pombos para o orixa do iniciado.Depois de limpo(descarregado), o inciado tem seu ori aliviado(lavado), imatado,e seu baba sacrifica um casal de pombo (na devida cor do orixa do iniciado,respeitando os fundamentos da bacia do ile) cruzando o ori do iniciado e sua obrigação(na minha feitura,no Aribibó cruza-se uma quartinha e uma guia do orixa de cabeça,e somennte isso).
  Um Aribibó não serve apenas como iniciação religiosa,muitos iles, inclusive o meu,utiliza o Aribibó como segurança de saude,porque ele é capaz de reforçar a espiritualidade do individuo,porque quando um individuo faz uma obrigação deste nivel,ele deve ficar no minimo vinte e quatro horas de retiro,como na obrigação de Amiero.
  Tambem utilizamos essa obrigação , para filhos já iniciados ,como reforço espiritual ou preparo para uma obrigação maior,pois quando um iniciado fica muito tempo sem fazer preceitos , devemos preparar o ori(aliviar)com um Aribibó, até mesmo para não dar um choque no eleda do mesmo.
Felipe de Oxala e Regina de Xapanã(iniciados de Aribibó por pai Marcos)
  Pelo menos no meu ile,aconselho meus filhos(geralmente os que trabalham muito nos rituais), a reforçarem seus Aribibós no minimo de seis em seis meses, ou até realizarem uma obrigação de Bori.

Nenhum comentário:

Postar um comentário