AMANHECER...

Por mais que o medo e a insegurança me sufoque,nos braços dos Orixas,eu vejo meu sempre novo,e cada vez melhor ,amanhecer!

quinta-feira, 28 de abril de 2011

SABADO DE ALELUIA NO ILE

      O "sabado de aleluia" é um dos fundamentos mais respeitados dentro dos iles de matriz africana neste estado,e é um dos fundamentos mais em comun entre as nações.geralmente depois desse ritual,os feitores de santo custuman dizer que realmente iniciou o ano dos orixas,com seus retornos da "guerra"(futuramente exclamarei mais sobre esse fundamento).
    Dentro do ile sete pedras,esse ritual é um pouco diferente,ele começa no rair do dia com a lavação de todos os orixas e boris dos filhos,para "refrescar" as obrigações depois de um periodo de muita concentração de energia;logo após,lavamos todo o lado de umbanda e ciganos ,para aliviar tambem os caboclos,pois na quaresma,é de custume trabalharmos mais com os cumpadres,assim tambem aliviamos nossa querida umbanda.
   Logo a tardinha,antes do sol entrar(se pôr), é de custume da minha bacia religiosa,como no outro dia é a Páscoa(diga-se de passagem que para min,a Páscoa é um ritual católico junto com a quaresma,mas eu respeito isso dentro da religião africana!)arriamos para os orixas e caboclos muitos doces e chocolates,para comemorar a nova etapa religiosa,tambem costumamos tirar algun axés dos orixas somente com Adjá,para aumentar a vibração,a fé e a ligação com nossos queridos orixas.

homenagem a mãe oxum ,regente do ano de 2011(imagem retirada da internet)
    Geralmente,na segunda após essa ritual,levantamos os doces,entregamos tudo na natureza,e lavamos os cumpadres,colocamos uma oferenda simples para eles,e defumamos bem a casa ,para atrairmos bons fluidos para o inicio da semana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário